sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Regulamentação do horário de circulação de trens em Joinville?

A partir do dia 03 de setembro a Lei Municipal 7725 que regulamenta o horário de trens no município, proibindo a sua circulação de segunda a sexta, das 6h às 8h, das 11h30 às 13h30, e das 17h às 19h, passa a valer. Para o vereador Odir Nunes(SD) autor do projeto, que também foi coassinado por todos os vereadores, a Lei deve ser cumprida por uma questão de bom senso, pois a circulação dos trens nos horários de pico afeta o trânsito do município há muito tempo, causando engarrafamentos e muitos acidentes, inclusive com vitimas.
O Projeto de Odir foi vetado pelo Prefeito Udo Dohler, que justificou a negativa por considerar a proposta uma competência exclusiva da União. No entanto, o veto foi rejeitado por unanimidade na Câmara, pois os parlamentares entendem que cabe ao Município legislar sobre assunto local, conforme o artigo 30 da Constituição.  
A proposta foi aceita por toda população, até mesmo por que não reside em local onde os trilhos estão instalados. Considerando isso, Odir Nunes justifica a execução da lei como uma iniciativa que irá gerar um movimento não só em Joinville, mas nos demais municípios (Araquari, Guaramirim, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul), que são cortados pelos trilhos e que aguardam as obras para o contorno ferroviário.  O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Dnit assumiu a obra em 2007 dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas a reivindicação é antiga, de meados da década de 1990 e irá criar uma nova linha férrea pelas área rurais. 

Fonte imagem : anoticia.rbsdirect.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário