quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Dona Dorinha receberá a Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense

 No dia 05 de março a Câmara de Vereadores de Joinville realizará Sessão Solene de outorga da Medalha de Mérito Mulher Cidadã Joinvilense Justina Rosa Fachini e uma das homenageadas será Maria das Dores Silveira, a Dona Dorinha. Aos 65 anos, casada, mãe e avó ela é referência no voluntariado joinvilense, pois são incontáveis as pessoas que de alguma forma foram ajudadas por ela. Quem conhece bem de perto o belo trabalho realizado pela Dona Dorinha é o vereador Odir Nunes, por isso partiu ele indicação dela para receber a Medalha. A indicação é do Bloco Parlamentar (SDD/PPS), formado também pelos vereadores Maicon César, Levi Rioschi e Dorval Pretti. A Sessão será às 17 horas no plenário da Câmara e faz parte da programação pelos 163 anos de Joinville.

Francisquence de nascença, Maria das Dores chegou a Joinville há 59 anos. Nessa época, apesar de ser apenas uma menina, já trazia no coração o dom para o voluntariado que aprendeu bem cedo com o pai. Moradora do bairro Guanabara sempre conseguiu conciliar os afazeres particulares dos sociais e assim com outras amigas fundou há 20 anos o Grupo de Senhoras Voluntárias da Rua Irati.

As ações do grupo são muitas e tem foco na família e em crianças, especialmente as com deficiências físicas. Elas arrecadam alimentos, roupas, produzem peças artesanais, organizam eventos beneficentes, orientam e encaminham os que precisam de serviços públicos entre outras atividades. Vale destacar que a Dorinha já ajudou uma série de crianças que não dispunham de cadeiras especiais para se movimentarem, e ainda ajuda. Além disso, Maria das Dores é participante ativa de grupos de terceira idade onde também desenvolve atividades beneficentes.

Foi o voluntariado que deu forças para essa guerreira vencer um câncer de colo de útero em 2005. Dorinha conta que estava internada há três dias e exatamente no dia 19/12 enquanto rezava o terço e assistia um programa de TV que mostrava uma entidade preparando o Natal para crianças carentes, pediu intensamente pela sua cura. Ela saiu do hospital no dia 22/12 e pode passar o Natal com seus entes queridos. 


Texto Celminha Dutka
Imagens arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário