quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Odir Nunes sugere reunião para realização da Mostra de Teatro de Joinville

O vereador Odir Nunes (SD), admirador da arte e da cultura sugeriu hoje (04/02), após a manifestação da Associação Joinvilense de Teatro-Ajote, sobre a falta de apoio e recursos para a realização da Mostra de Teatro de Joinville - Cena 11, que uma reunião seja realizada com todas as entidades representativas da sociedade.
A sugestão do parlamentar visa atender ao pedido da Ajote que é o de incluir a Mostra no calendário de eventos do município e buscar recursos e apoio dos empresários de Joinville. Nunes acredita que a não inclusão do empresariado em projetos culturais e artísticos se dê pela falta de conhecimento das Leis já existentes e que permitem esse acesso. Nunes disse também que os profissionais de contabilidade podem contribuir na difusão dessas informações e orientar seus clientes.  
O vereador Claudio Aragão, eleito Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciências e Tecnologias, concordou com a opinião de Odir e acatou o pedido para dar andamento, Nunes também é membro desta comissão.

O que é o Manifesto CENA 11

A AJOTE – Associação Joinvilense de Teatro, desde sua criação em 2001, vem promovendo a Mostra CENA, com o objetivo de contribuir com a produção, difusão, reflexão e formação em teatro na cidade de Joinville. Trata-se de uma celebração da classe artística, que oferece para toda a cidade um momento de encontro com o fazer teatral.
As primeiras edições em 2001 e 2002, realizadas praticamente sem nenhum tipo de incentivo financeiro, contaram com a determinação dos teatreiros da cidade, que, além de oferecerem seus espetáculos, também traziam grupos nacionais e internacionais para integrar a grade de programação. Após dois anos sem acontecer por falta de fôlego da recém-criada associação, a CENA 3 é retomada em 2005. Com o tempo, a Mostra foi ganhando força, através da articulação da AJOTE e de incentivos financeiros e apoios institucionais, principalmente advindos do SIMDEC. Desde então, todo ano era ano de Mostra, até a CENA 10 em 2013. Nessa trajetória, o evento já teve um documentário e um livro produzidos, já teve espetáculos acontecendo nos mais diversos espaços culturais e alternativos da cidade, já contou com oficinas de crítica teatral, exposições, debates, teatro para crianças, de rua, de animação, grupos convidados nacionais e internacionais, mostras paralelas e espetáculos inéditos.
Agora, em 2014, a cidade de Joinville volta-se para a AJOTE e pergunta: Por que a Mostra CENA 11 não aconteceu?
Mais informações http://www.teatroemjoinville.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário