segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Profissionais capacitados para desenvolver a Educação Inclusiva

O projeto 73/2014, de autoria do Vereador Rodrigo Fachini que Cria o Núcleo de Apoio Pedagógico e Institui Política de Educação Inclusiva para alunos com distúrbios, transtornos e/ou dificuldades na aprendizagem, e alunos identificados com altas habilidades ou superdotados em Joinville, foi bastante discutido entre os vereadores e os convidados na reunião da Comisão de Legislação desta segunda (13/10).
O vereador Odir Nunes(SD), membro da comissão, destacou sua preocupação com o corpo docente. O parlamentar questionou se o Município dispõe de profissionais capacitados para atender a demanda de alunos que o projeto contempla o que é base para o desenvolvimento de uma política de Educação Inclusiva.  Odir também lembrou do trabalhou por ele realizado no Distrito de Pirabeiraba, e que com a implantação do Naipe os alunos puderam ser atendidos na sua própria região. Atualmente o Naipe atente em um único endereço e nenhum dos últimos governos estendeu o núcleo para o bairros, o que facilitaria o acesso e atendimento.
Participaram da reunião:
Roque Mattei – Secretário da Educação do Município
Elisabeth Staranscheck – Gerente de Ensino da Secretaria da Educação do Município
Vanessa Bencz – Jornalista/Autora do Livro “A menina distraída”.
Josimeri Gomes – Psicopedagoga/Coordenadora da equipe de Avaliação Interdisciplinar da Sinapse Clínica Integrada

O NAIPE – Núcleo de Assistência Integral ao Paciente Especial é um serviço público de referência da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, criado em 13 de março de 2002 para assistir às pessoas com deficiência intelectual (D.I.).
Trabalha com uma equipe multidisciplinar que desempenha diversos programas para habilitar e/ou reabilitar o deficiente, promovendo sua inclusão social e melhorando sua qualidade de vida.
Não existe faixa etária para ingresso ao serviço, que assiste desde recém nascidos até pessoas de terceira idade.
O NAIPE busca exercer a intersetorialidade trabalhando com todas as instituições que alinhem a missão de promover a inclusão.
Realiza campos de estágio em algumas áreas, por meio de convênios com instituições de ensino que ampliam nossos atendimentos.

Para ingresso na instituição, a pessoa com deficiência intelectual (ou suspeita) deverá possuir o Protocolo de encaminhamento preenchido por profissionais graduados da área de saúde e entregá-lo em nossa sede. O formulário está disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde ou pode ser retirado no NAIPE. (Fonte  https://saude.joinville.sc.gov.br/conteudo/13-NAIPE.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário